NOTA EDITORIAL
Este número apresenta um conjunto de artigos marcado por uma isotopia relevante na investigação atual
em Psicologia, a nível nacional e internacional. Por um lado, a seleção e a organização das presentes
publicações visaram estudos empíricos sólidos sobretudo do ponto de vista da Psicologia Aplicada. Por
outro lado, a autoria dos artigos tem origem em universidades nacionais e estrangeiras, estando os arti-
gos redigidos em diferentes línguas, permitindo uma visão mais alargada e transcultural dos temas abor-
dados. Estes temas são, neste número da Revista, oriundos de duas áreas da Psicologia. Portanto, ora
focam a Psicologia Educacional através da análise da satisfação profissional de docentes, das condições
de autorregulação na área docente e do papel do estágio curricular de psicólogos na transição para o
mercado de trabalho; ora a área da Psicologia Clínica com os temas relacionados com análise do quo-
ciente de inteligência de agressores sexuais e a adição à internet associada a sentimentos de solidão em
população universitária. No que respeita às populações estudadas, as amostras de adultos são predomi-
nantes nas investigações dos artigos aceites para publicação deste número da Revista Psique.
Primeiramente, apresenta-se um estudo que avaliou a inteligência geral de uma população de agressores
sexuais, confirmando a associação entre a população estudada e um valor de QI indicador de desempe-
nho intelectual deficitário. Depois, no segundo artigo foram correlacionados os efeitos de caraterísticas
individuais (dos professores) e das organizações (das escolas) na satisfação profissional dos professores.
Os dados revelaram que as caraterísticas individuais dos docentes têm maior valor preditor e moderador
do que as caraterísticas organizacionais. O terceiro artigo examina a associação entre comportamentos
de dependência da internet e sentimentos de solidão, constatando resultados significativos e positivos
nessa associação. O quarto artigo identifica os desafios, responsabilidades e dificuldades vivenciados
pelos psicólogos em estágio curricular. Por fim, o quinto artigo explora a ação dos professores quanto ao
plágio académico e ressalta a importância de uma maior supervisão neste assunto.
Salvo o rigor que o conselho editorial assegura – mediante a arbitragem científica cega de pares – durante
o processo de receção, de seleção, de revisão, de edição e paginação dos trabalhos, é importante fazer
uma nota de agradecimento a todos os autores que submeteram artigos ao longo do semestre. Portanto,
englobando todas as submissões e tentativas de publicação (não só os trabalhos aceites). Numa fase cada
vez mais competitiva, na área da publicação científica, reconhecemos o esforço de todos os trabalhos
submetidos à Revista. Junta-se à competitividade científica, o fator tempo e os critérios exigentes de
indexação demandam uma gestão intrépida da parte dos Editores e Revisores.
Em suma, é de suma importância endereçar o agradecimento à equipa editorial da Revista e aos autores
atendendo a todo o esforço inestimável que se concretiza na leitura, na gestão de processos de revisão
junto dos conselheiros editoriais em diferentes áreas científicas, na emissão de pareceres face a submis-
sões e a revisões. E na conclusão de revisões que são, ainda, submetidas ao procedimento final de verifi-
cação por parte dos nossos assistentes editoriais. Reiterar o agradecimento aos autores por atenderem às
revisões com a maior acurácia e mestria.
Aos leitores, um agradecimento também por acolherem e partilharem este número considerando
estesartigos e a Revista Psique na vossa seleção de literatura e de apoio ao estudo e continuação de
investigação.
Sandra Figueiredo
PSIQUE • e-ISSN 2183-4806 • Volume XVIII • Issue Fascículo 1 • 1st january janeiro-30th june junho 2022