NOTA EDITORIAL


Esta edição temática da revista PSIQUE pretendeu responder à preocupação permanente de diversificar as linhas de investigação no sentido de corresponder por um lado, às expectativas e necessidades dos leitores e por outro ao reforço da imagem e notoriedade da publicação.


De realçar que os artigos publicados foram avaliados, submetidos para revisão, analisados e ratificados com base em critérios científicos suportados na lógica da interdisciplinaridade e do interesse psicológico transversal.


A importância dos temas abordados vai ao encontro dos principais objetivos de uma publicação que pre- tende ser contributiva para os leitores interessados na abordagem das ciências sociais sejam professores, investigadores ou alunos e, que procura, igualmente, estimular a investigação e a submissão de trabalhos.


Num contexto social e económico desafiante para todos, como estes dois anos têm sido, o cuidado para com os mais frágeis, como é o caso dos idosos, tornou-se ainda mais pertinente. Mais do que nunca, o conhecimento científico atualizado na área da Psicologia é essencial para informar, sensibilizar e desen- volver boas práticas que permitam melhorar a saúde psicológica deste grupo, bem como dos seus cuida- dores. Acreditamos dar aqui um contributo.


Em mais um ano, particularmente severo e limitativo devido à pandemia da COVID-19, importa sublinhar o empenho de toda a equipa com particular enfoque na coordenação desta edição temática. Foi neces- sário um empenho redobrado e direcionado que envolveu autores, revisores e editores para o sucesso da concretização da edição.


José Magalhães & Luisa Ribeiro

(Co-editores)


PSIQUE • e-ISSN 2183-4806 • Volume XVII • Issue Fascículo 2 • 1st july julho-31st december dezembro 2021

8