NOTA EDITORIAL


Neste número especial da revista PSIQUE, dedicado a “Viver com mais idade: Qualidade de vida e bem-

-estar”, aborda-se o tema com uma perspetiva alargada, apresentando aos investigadores, docentes e estudantes de psicologia e aos leitores em geral, leituras e preocupações que, não sendo diretamente do âmbito da psicologia, são sobre o ser humano, os seus comportamentos e as suas preocupações.


Assim, para a seleção dos artigos, considerámos fundamental o impacto que a PSIQUE pode ter para públicos com diferentes interesses temáticos, e também a heterogeneidade de temas, essencial para aflo- rar as tão distintas e variadas dimensões que o envelhecimento assume.


Numa sociedade onde cada vez mais pessoas atingem idades mais avançadas e onde o número de idosos ocupa uma parte progressivamente maior da população, muitas são as pessoas que necessitam de cuida- dos, e o primeiro artigo dedica-se às dificuldades e receios de quem cuida, de modo informal, no seio da família ou da comunidade.


O segundo artigo aborda o suporte social, resiliência e perceção de saúde e bem-estar dos mais velhos, institucionalizados ou com vida autónoma.


Nesta época de confinamentos recorrentes, apresenta-se um estudo exploratório em idosos portugueses sobre esta vivência de experiências inesperadas.


E porque a alimentação adequada, garante do equilíbrio nutricional, é essencial para a saúde e bem-estar, o último artigo analisa os fatores de risco para desequilíbrio nutricional em idosos institucionalizados, concluindo que se destacam a demência ou a depressão grave.


Muito mais fica por dizer, agradecemos à PSIQUE e aos presentes autores terem contribuído para iniciar esta abordagem tão necessária e atual.


Gabriela Gonçalves

Nídia Braz


PSIQUE • e-ISSN 2183-4806 • Volume XVII • Issue Fascículo 2 • 1st july julho-31st december dezembro 2021

7